Os trabalhos propostos têm por objetivo requerer o reconhecimento da Cidadania Italiana por descendência sanguínea sem a necessidade do requerente ir até a Itália através de Processo Judicial, por meio de um advogado italiano que o represente junto ao Tribunal de Roma.

Este trabalho é uma maneira mais ágil, pois, pela forma tradicional, os consulados italianos recebem muitos pedidos e desta forma, longas listas de espera são geradas.

No Consulado Italiano em São Paulo, por exemplo, o tempo de espera para se conseguir um agendamento para a apresentação da documentação apta a comprovar a descendência pode superar os 10 anos.

Portanto, o objetivo do nosso trabalho é o pedido junto ao Tribunal de Roma para cidadãos descendentes de italianos seja pela linha paterna como pela linha materna, pedindo que o Tribunal declare por sentença a sua cidadania italiana.

Precisa de ajuda?

Preencha o formulário que nossos especialistas entrarão em contato o mais breve possível.




Nota: Dia 19 de setembro, ministraremos uma palestra falando sobre o processo Judicial de Cidadania Italiana: Saiba mais!

Vantagens em escolher a R&NV e Italobrasileiros

Seu processo fluirá de forma segura e tranquila junto aos órgãos competentes, uma vez que possuímos uma equipe de assessoria jurídica especializada na área.

Preparação dos documentos

Os documentos necessários para a obtenção da cidadania por via judicial na Itália são:

  • Certidão nascimento;
  • Certidão casamento;
  • Certidão óbito.

Todas as certidões devem ser de inteiro teor desde o parente italiano.

A certidão de nascimento do italiano será solicitada na Itália pela nossa assessoria com base nas informações fornecidas pelo contratante.

A certidão negativa de naturalização que será expedida pelo Ministério da Justiça, deverá constar todas as variações do nome e sobrenome do italiano presente em todos os documentos.

Formulário de certidão

Após a primeira análise das certidões e a comprovação do direito ao reconhecimento da cidadania italiana, os documentos serão solicitados e preparados para serem válidos em território italiano:

  • Solicitar os documentos acima elencados em inteiro teor, em segunda via original, recentes com firma reconhecida.
  • Tais documentos deverão ser devidamente traduzidos para a língua italiana por um Tradutor Público Juramentado.
  • Reconhecer a firma do tradutor juramentado
  • Apostilar* os documentos originais brasileiros + as suas respectivas traduções.

É importante que antes de começar a expedir as certidões, entre em contato com os profissionais na área para que não sejam expedidas certidões erradas ou desnecessárias.

Saiba mais

Fale com nossos especialistas e saiba o que a R&NV Consultoria e a ItaloBrasileiros podem fazer para lhe auxiliar no processo de cidadania.