Dissolução Societária

Muitos são os sonhos que motivam a abertura de uma empresa. Porém, também existem diversos obstáculos que tendem interrompê-los, entre eles, podemos destacar a dissolução societária.

Desafios do empreendedor brasileiro

Empreender no Brasil realmente não é para amadores. Incontáveis taxas de impostos, concorrência altíssima, necessidade de reinvenção contínua são apenas alguns dos desafios enfrentados pelo empresário brasileiro.

Desfazer uma sociedade nem sempre acontece amigavelmente, já que motivos pessoais costumam ser a base para essa decisão. A partilha de direitos e deveres ocorre de maneira irracional e entendida como aquele que ganha e o que perde.

Contudo, é indispensável um mediador, para que as informações não sejam baseadas em interesses pessoais e maquie os fatos.

Por que contratar um perito Contábil

Mais conhecido como Perito Contábil, esse profissional tem como principal função, avaliar dados. Todo o trabalho é baseado em dados quantitativos e qualitativos, informações imparciais, realistas e documentadas, sem que exista um privilegiado meramente inventado.

Comumente, os sócios consideram apenas as partes benéficas nessa partilha, desconsiderado as obrigações individuais, que também compõem o montante do patrimônio líquido.

Sendo assim, papel do perito contábil é aplicar seu conhecimento técnico na dissolução societária, considerando a jornada empresarial de cada um dos sócios desde o início.

Um trabalho estratégico

Para essa tarefa, recomenda-se um profissional experiente. Isto porque, ele deve ser capaz de tomar decisões estratégicas sobre cada situação específica e não de forma genérica. Por exemplo, deve-se observar além do investimento de cada um, o lucro gerado por meio dele.

Mas, as informações passadas ao perito devem ser completas e compreensíveis. Infelizmente, informações como documentos fiscais, livros contábeis e escrituras ainda são negligenciadas pelas empresas.

Advogado Empresarial e Societário

Além do perito contábil, o apoio de um advogado empresarial especializado na área societária é indispensável.

Ele irá orientar e realizar termos e atos jurídicos pertinentes a dissolução de uma forma que não acarrete riscos ao sócio futuramente.

Portanto, devido à complexidade, a dissolução societária demanda tempo, pois é baseada em dados históricos que devem ser analisados minuciosamente, para que ocorra de forma estritamente profissional.

Grupo R&NV Consultoria