Para que uma empresa possa funcionar de maneira correta, é fundamental que ela tenha saúde financeira e esteja com suas obrigações legais e tributárias atualizadas. Porém, nem todos os empresários são especializados em legislação tributária brasileira e entender toda sua complexidade demanda um tempo enorme que poderia ser gasto com a gestão da empresa. Por isso, contar com a ajuda de uma assessoria contábil é tão importante. 

Esse tipo de empresa tem um time de especialistas capazes de cuidar da área contábil do seu negócio, enquanto você se ocupa em manter sua organização competitiva no mercado. Assim, você tem a confiança que precisa, pois sabe que sua empresa está enquadrada no melhor regime tributário para a sua atividade, ampliando a credibilidade e segurança do negócio. 

Quer saber mais sobre como uma assessoria contábil funciona e quais são seus benefícios? Continue lendo esse texto e descubra! 

O que é uma assessoria contábil? 

Uma assessoria contábil é formada por contadores ou por um escritório de contabilidade. Os profissionais que atuam nesse tipo de empresa são capacitados para trazer inovações e melhorias para a saúde financeira do seu negócio. Isso é feito a partir de análises e interpretações de dados gerados pela sua empresa. Por isso, a assessoria contábil também pode agir em prol do planejamento estratégico de uma organização. 

Como funciona uma assessoria contábil?

Como já mencionamos no texto, os profissionais que trabalham em assessoria contábil utilizam informações geradas pela empresa para realizar suas atividades diárias. Esses dados são retirados de documentos, como demonstrações gerenciais e registros diários. Dessa forma, a assessoria contábil tem tudo que precisa para promover ações que podem trazer melhorias para a sua empresa. 

Além disso, a assessoria contábil pode ajudar na decisão do regime tributário. É feita uma avaliação das informações da empresa para saber quais das opções disponíveis será mais vantajosa e trará mais resultados. 

Também é possível reduzir gastos com a ajuda da assessoria contábil. Os profissionais podem usar de sua experiência na área para aconselhar os gestores e empresários sobre o pagamento de impostos. Dessa forma, você evita pagar multas e juros por descumprir as normas tributárias. 

Quais são as vantagens que uma assessoria contábil pode oferecer? 

  • Certeza da escolha do melhor regime tributário para a empresa 
  • Diminuição do gasto fiscal 
  • Aumento da credibilidade do empreendimento 
  • Análise da evolução da empresa em comparação com a concorrência ao longo do tempo 
  • Visão externa detalhada do negócio 
  • Atualização dos planos financeiros e econômicos
  • Evita inadimplência 
  • Equilibra gastos e ganhos 
  • Melhora do relacionamento entre clientes e fornecedores 
  • Economia de tempo por contar com a ajuda de um profissional especializado assessorando seu negócio todos os dias 

Como escolher a melhor assessoria?

Hoje em dia, existem diversas assessorias contábeis no mercado. Por isso, pode ser difícil saber qual delas é a melhor para o seu negócio, não é mesmo? 

Para não errar nessa decisão, é preciso pesquisar a empresa antes de fechar contrato. Verifique qual é a sua experiência, procure por boas indicações, histórico dos profissionais, além da qualidade e opções de serviços prestados. 

Uma boa assessoria irá ajudar na saúde financeira da sua empresa. Com esse serviço, você estará investindo na estratégia da sua empresa e na sua gestão de impostos. Assim, todas as suas obrigações fiscais estarão em dia e de acordo com a norma vigente.

Caso você tenha ficado com alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato com a RN&V!