A pandemia causada pelo coronavírus está gerando um período de instabilidade econômica e recessão no Brasil e no mundo. Mas, sua empresa pode ter menos dificuldades nesse período, se contar com a ajuda de um bom contador.

Pequenos, médios e até mesmo grandes empreendedores estão sofrendo com o lockdown aplicado nos centros urbanos e as medidas de distanciamento social. Mesmo sendo importantes para a saúde da população, essas atitudes refletem de forma negativa na economia, e consequentemente, causam instabilidade no futuro das empresas. 

Caso o empresário não esteja preparado e atuando dentro de um planejamento, os efeitos da pandemia podem ser irreversíveis para o negócio. Porém, uma figura importante e que pode diminuir as consequências deste cenário é o contador. 

Hoje, você vai conhecer a importância desse profissional dentro da empresa e saber porquê sua atuação é essencial em tempos de crise, como a que estamos vivendo. 

Qual é o papel do contador atualmente?

A importância do contador para a empresa começa no momento de sua abertura. Independente de seu regime tributário, qualquer organização necessita de serviços de contabilidade especializados. Parece algo óbvio, mas se feito corretamente, este primeiro passo já pode influenciar muito no crescimento deste negócio. 

O contador pode auxiliar as empresas nas áreas fiscais, tributárias e contábeis. Esse auxílio pode ser aplicado para tributação do Simples Nacional, Lucro Real e Presumido. No caso de MEIs, o contador também pode ajudar caso o empresário precise, mas todo esse processo pode ser feito diretamente no portal do empreendedor. 

Ao contar com a ajuda de um contador, você conhece a fundo o seu empreendimento. Isso significa que você sabe exatamente como ele está indo e para onde ele vai se continuar seguindo neste caminho. Além disso, é possível saber quanto você gasta para manter a empresa funcionando, qual é o impacto disso no orçamento, e claro, quanto dinheiro está entrando na empresa. 

É o contador que irá te passar essas informações, transmitindo mais segurança e clareza sobre os rumos do seu negócio. Dessa forma, além de manter sua empresa em constante crescimento, você também garante que ela esteja de acordo com as normas do Governo Federal, sem precisar gastar tempo para aprender como adequar seu empreendimento a elas. 

Dentro da área contábil, são tratados diversos assuntos, como: 

  • Prestação de contas ao Fisco 
  • Balanço 
  • DRE (Demonstrativo de Resultados do Exercício)
  • Incentivos governamentais 
  • Desoneração de folha de pagamento 
  • Redução de ISS 
  • Apuração de impostos 
  • Recuperação de Impostos
  • Declarações 
  • Escrituração fiscal 
  • Entre outros assuntos fiscais e tributários 

Falando especificamente de momentos de crise, o contador tem um papel ainda mais relevante. Ele não só te auxilia em atividades operacionais, como também minimiza os efeitos causados por esse problema, além de ser uma figura fundamental para estratégia do negócio e tomada de decisão. 

Como o contador pode ajudar uma empresa em momentos de crise?

Regula seu negócio com o Fisco 

O momento atual coloca as empresas em uma situação delicada. Às vezes, é necessário tomar ações e medidas emergenciais, sem deixar de lado as obrigações acessórias governamentais. Exceto pelas empresas caracterizadas como Simples Nacional, os outros regimes tributários não tiveram prorrogação no prazo de declaração e entrega do Fisco. 

Devido a pandemia, novas legislações e medidas provisórias estão sendo criadas e divulgadas para amparar as empresas e seus funcionários. Alguns exemplos são a prorrogação do recolhimento de impostos, novas diretrizes na relação de trabalho, opções para concessão de crédito, entre outras. 

O contador sabe exatamente como se adaptar a esses novos processos. Além disso, é obrigação desse profissional estar atento às novidades que influenciam o funcionamento da sua empresa. 

Por isso, o serviço que o contador oferece é importante para que seu negócio consiga aproveitar das medidas econômicas propostas pelo governo e se adequar às diretrizes impostas pelo Fisco. 

O contador promove saúde financeira

Períodos de instabilidade forçam empreendedores e gestores a olharem para dentro das empresas em busca do que pode ser melhorado e aperfeiçoado. Um belo exemplo é analisar como está indo o fluxo de caixa do seu negócio, pois ele é um importante parâmetro para saber se sua empresa está com a saúde financeira em dia ou não. 

Um bom controle de fluxo de caixa está intimamente conectado ao trabalho do contador. Este profissional pode registrar todos os acontecimentos financeiros da empresa, e no final de determinado período, emitir um balanço geral. 

Avaliar as finanças e o capital de giro é fundamental, ainda mais em tempos de crise, pois é neste momento que a inadimplência dos clientes tende a crescer. 

Porém, essas atividades devem ser feitas com segurança e responsabilidade. O contador é o profissional ideal para cuidar dessa tarefa, pois com informações corretas em mãos, é possível tomar decisões mais assertivas para o futuro do seu negócio. Depois que essa análise for feita, você pode optar por novos direcionamentos estratégicos e comerciais, que podem mudar o rumo da sua empresa durante o período de instabilidade econômica. 

Manter uma rotina com controle diário 

A contabilidade é um serviço especializado que ajuda empresas a controlarem a rotina e gestão. Dessa forma, você tem mais tempo para focar em ações estratégicas que impulsionam o desenvolvimento saudável e constante do seu negócio. Sua empresa terá mais saúde, e consequentemente, mais chances de sobreviver em tempos de crise. 

Sendo assim, o contador irá te amparar em tudo que for necessário, oferecendo suporte e consultoria sobre novas legislações, pedidos de demissões, férias e orientações sobre pagamentos de impostos. Além disso, também pode te ajudar a controlar as obrigações com o Fisco, apontar ações que movimentam sua folha de pagamento, entre outras tarefas que demandam tempo, atenção e conhecimento específico. 

Diminuição de gastos 

Diminuir gastos está relacionado com a lucratividade da empresa. Em tempos de crise, rever os custos pode significar a salvação do negócio, ainda mais quando as contas já não estão mais no azul há algum tempo, ou não há caixa positivo suficiente para continuar operando em um cenário que não apresenta sinais de melhora. 

Um contador pode ser importante aliado neste momento. Por conhecer a rotina e as movimentações financeiras da empresa, ele sabe quais custos podem ser reduzidos, ou até mesmo eliminados, sem prejudicar seu funcionamento. 

Assim, fica mais fácil repensar em alguns gastos, economizar na folha de pagamento, programar custos, aproveitar melhor os incentivos fiscais do governo e ter um controle financeiro mais efetivo. 

Conclusão 

Hoje, você pôde perceber que um contador é mais do que apenas o responsável por gerar dados fiscais e tributários de uma empresa. Ele também gerencia os dados principais e controla a saúde da organização.

Sendo assim, se você está pensando em contratar um contador para a sua empresa, saiba que essa é a decisão certa a tomar! Esse profissional é fundamental para o bom funcionamento de qualquer negócio, ainda mais em tempos de crise.