Homem segurando a calculadora

Desde já, é importante enfatizar que gerir uma empresa sempre é um desafio. Mas, principalmente, para aquelas que estão começando sua jornada. É nesse momento, também, que o capital de giro tem suma importância. 

Funcionamento inicial

Independente do nicho do seu negócio, para que colha frutos positivos, é necessário adequar-se às necessidades do mercado. Isso vai muito além de dispor os seus produtos para venda, mas sim aprender a gerar recursos internos para manter o funcionamento inicial. 

No entanto, o setor financeiro de qualquer empresa requer uma análise minuciosa. Mas algo que exige atenção redobrada dos empreendedores é o capital de giro.

O que é capital de giro?

Basicamente, é uma importância monetária direcionada para que a empresa possa seguir com suas atividades.

Deste modo, pode ser empregado para investir em matéria- prima, pagar os fornecedores, caso a sua empresa apresente essa necessidade.

Mantendo a empresa  até  gerar lucro

Manter uma empresa aberta em qualquer estágio é um desafio, mas nos primeiros meses de funcionamento, a preocupação é ainda maior. Afinal, nesta fase, a empresa não é conhecida e sem clientes não há lucro.  Em contrapartida, os gastos são altos. 

Sendo assim, o capital de giro é indispensável para o início de qualquer empresa. Pois é ele quem mantém o negócio até comece a gerar lucro através de seus clientes.

Vendas a prazo

Além disso, por meio do capital de giro, a empresa pode oferecer múltiplas opções de pagamento para os seus clientes, criando um vínculo com eles ao satisfazê-los. Assim, irá aquecer o fluxo de caixa e gerar entrada de capital. 

Capital de giro como Aliado do Controle Financeiro

A ausência de controle financeiro, a longo prazo, pode resultar em fracasso. Por mais difícil que seja de acreditar, muitas empresas não prosperam devido a isso.  

Portanto, não ter controle financeiro gera desconhecimento quanto ao próprio negócio, e com isso vem a falta de planejamento e informação. Pois esconde a real situação empresarial e impede a saúde financeira da empresa, do qual o capital de giro é aliado. 

Grupo R&NV