Planejamento Tributário em tempos de crise e equipe feliz

Fique atento às alternativas do planejamento tributário em tempos de crise.

Nos últimos tempos, diversas medidas de planejamento tributário em tempos de crise foram destacadas para que as empresas pudessem atravessar o caos da melhor maneira, mesmo diante da situação que estamos vivendo.

Dentre algumas medidas podemos destacar: prorrogação de tributos, suspensão de protesto de dívidas ativa, despacho simplificado de produtos medicinais voltados à Covid-19, e diversas oportunidades tributárias para recuperação, restituição e/ou compensação de impostos a fim de gerar caixa com créditos fiscais.

Estude o seu fluxo de caixa

Então, é o momento propício para analisar cada ação que reflita no fluxo de caixa: despesas indevidas, compras que não foram devidamente planejadas, aquisições, inadimplência, impostos retidos desnecessariamente e gastos desnecessários.

O Regime Tributário lhe atende?

Entretanto, é importante compreender o segmento da empresa e estabelecer planos estratégicos fiscais, observando e analisando seus impostos, verificando seu regime tributário atual de forma a entender se seu enquadramento é o mais indicado. Algumas empresas optam por pagar mais impostos, mas obter mais benefícios fiscais. Outras, preferem pagar menos impostos e não ter tantas oportunidades tributárias.

Lembre-se, tudo depende de um estudo tributário bem feito!

Contudo, as operações contábeis e o DRE também devem ser estudadas. Não esqueça de refletir sobre as possibilidades de contorno em gastos fiscais. Faça uma somatória às alternativas propostas pela pela pandemia do Covid-19. Talvez, você esteja pagando mais do que deveria.

Defina metas para saber qual caminho trilhar

Sendo assim, defina uma meta para saber qual caminho tomar! Após a pandemia, nenhum empresário será o mesmo. Defina limites, estratégias, regras e procedimentos que serão adotados.

Dessa forma, você com certeza estará mais perto do que almeja e longe das suposições, que na verdade não te auxiliam em nada e que só geram dúvidas sobre qual o próximo passo que podem ser decisivos.

Reinvente seu modelo de trabalho!

Esteja aberto para novas possibilidades. Nem sempre é possível manter as mesmas práticas com o mundo mutável em que vivemos.

Grupo R&NV