Startup: capacidade de ser repetível e escalável

O termo Startup é comumente utilizado hoje em dia. Mas você sabe o que realmente significa?

Origem

A palavra, assim como o esperado, tem origem estrangeira e completa muitas décadas desde o seu primeiro uso. No Brasil foi empregada pela primeira vez quando a era da internet se instalou no país, em 1996.

Características

Os atributos que o Sebrae reconhece em uma empresa denominada Startup são:

“Um grupo de pessoas iniciando uma empresa, trabalhando com uma ideia diferente, escalável e em condições de extrema incerteza”.

Para muitos, Startup ainda é uma organização iniciante, afinal, Start está diretamente ligada ao início de algo.

Cenário de Incertezas: O empreendimento pode dar certo, ou não. Por se tratar de um novo modelo de negócios no mercado é passível de erros. Isso torna a assessoria contábil e a consultoria jurídica imprescindível, pois ajuda a entender e controlar o investimento.

Modelo de negócio é o que gera valor para seu público e retorna como receita para você.

Exemplo

AIRBNB é um modelo de negócios inovador: uma plataforma que oferece lugares para aluguel, com preços mais acessíveis que hotéis.

Você deve desenvolver em seu modelo de negócios a capacidade de ser repetível. Disponibilize o seu produto em larga escala.

Você imagina o AIRBNB sem uma única acomodação para disponibilizar? Sempre tem quem alugue e principalmente, quem pague pelo aluguel.

Mas afinal, o que é ser repetível?

Você escreveu um livro e tem apenas uma cópia. Para que a demanda de leitores seja suprida, é necessário imprimir demais cópias para disponibilizar.

O que você pode fazer é trabalhar com um produto que esteja sempre em mãos e seja facilmente produzido.

Não esqueça de ser Escalável

Algumas empresas quando crescem acabam se distanciando da razão para qual nasceu. E se igualam às demais. Ser escalável é crescer em receita, mas com investimentos mínimos. Isso aumentará o custo benefício da marca.

O Primeiro Passo

É importante ter um capital de risco, pois você pode buscar o modelo de negócio ideal, investir e modificá-lo, se necessário.

Depois disso, é imprescindível tornar-se escalável e evoluir de Startup para Empresa, visando sempre em gastos mínimos e lucros exorbitantes.

Lugar de Startup é em todo lugar

Uma Startup, é facilmente confundida com e-commerce, pois as empresas digitais têm como característica investimentos baixos e lucros altos.  Afinal não há gastos com a locação de espaço e podem ser facilmente repetíveis.

Portanto, o que torna define uma empresa como Startup é a capacidade de ser repetível e escalável.

Por Grupo R&NV: Assessoria e Consultoria Jurídica e Contábil para Startups