Antes de falar sobre a auditoria interna, é imprescindível entender que obrigações acessórias, balanço patrimonial, DRE (demonstrativo de resultado), são as principais rotinas de uma contabilidade.

Em outras palavras, a Contabilidade deve ter um papel de aliado das empresas com a finalidade de auxiliá-los a ter uma visão financeira de forma clara. Mas, e a auditoria interna? Qual a finalidade ela possui se já tenho uma contabilidade?

Finalidade

Muitas empresas não tomam ciência de alguma divergência ou irregularidade, principalmente àquelas que geram multas. Aliás, Geralmente obtêm conhecimento, quando chega a notificação Fiscal.

Além disso, será que as informações contábeis que possuem estão sendo demonstradas 100% de acordo com a realidade? Será que os processos dentro da empresa estão sendo feitos de forma correta? O contador está ciente das irregularidades ou está entregando todas as obrigações? A equipe está enviando as informações contábeis de forma correta para a contabilidade?

Com a finalidade de organizar, visualizar, transmitir informações e saúde financeira da empresa de forma confiável para parceiros, sejam eles, acionistas, investidores, órgãos públicos, bancos, entre outros, pode ser necessária uma auditoria.

Quando o serviço é chamado de auditoria interna, refere-se a análise sistêmica de procedimentos e demais fatores internos, para melhor eficácia dos processos e gerenciamento de riscos.

Em outras palavras, além de verificar os registros e informações contábeis, ela também visa enxergar de forma clara os procedimentos e regulamentos internos.

Desta forma, o auditor interno conseguirá mapear as falhas, alertar os riscos e instruir melhorias interna, auxiliando nas tomadas de decisões e buscando a solidez e qualidade da organização.

“Auditoria Interna, instituída pela resolução do CFC 986/03, também delibera sobre o planejamento do trabalho da auditoria interna e fornece algumas diretrizes que a entidade deve seguir para que as análises sejam validadas corretamente.”

por Grupo R&NV

Saiba mais em: https://cfc.org.br/wp-content/uploads/2018/04/4_Publicacao_Auditoria_Interna.pdf