Na gestão contábil, uma boa estratégia é fundamental para descrever a saúde financeira da sua empresa e ajuda não só a controlar a economia dela, mas também a tornar toda e qualquer decisão mais simples quando a questão é investimento. Afinal, você terá uma vista panorâmica do seu negócio e, portanto, mais detalhista das necessidades da organização como um todo.

O Papel da Contabilidade

O papel contábil em qualquer empresa é crucial, pois tem a função de registrar os investimentos e ganhos independente do nicho em que está inserida.

Exemplo

Por exemplo, Manoel tem um restaurante italiano, que tem como principal matéria prima os ingredientes utilizados nas suas refeições. Ele sabe que é aconselhável levar em conta não só o lucro da venda do prato em questão, mas também o investimento que antecede o seu preparo.

Assim como todo bom restaurante, além da atenção com os ingredientes, Manoel preocupou-se muito com a contratação de um excelente chefe de cozinha, afinal ele será responsável pela identidade do estabelecimento e deseja motivar os clientes a frequentarem aquele local e não o concorrente.

Assim como todo empreendedor que se preze, Manoel não poderia esquecer dos funcionários encarregados pela manutenção do restaurante. A limpeza, o atendimento e a recepção são pontos imprescindíveis para o sucesso do estabelecimento e devem ser considerados em sua estratégia contábil.

Além disso, Manoel mantém uma sociedade com o seu primo Joaquim, que não gosta muito dessa rotina com funcionários e clientes, mas é um grande curioso, razão pela qual prefere manter contato com os fornecedores e buscar todas as novidades que movimentam o setor alimentício.

Reflexão

Você deve ter percebido que não foi mencionado nada a respeito da situação financeira da nossa empresa fictícia. Isto porque, embora os primos Manoel e Joaquim sejam grandes empreendedores, não detêm conhecimento financeiro, tornando a contratação de uma contabilidade indispensável.

Depois de pesquisarem muito e ouvirem algumas recomendações a respeito, decidiram contratar um escritório contábil da cidade.

Em determinada reunião, os principais relatórios citados foram:

·  Demonstração de Resultados do Exercício – DRE (resumo das receitas e despesas da empresa em determinado período);

·  Balanço Patrimonial – BP (resumo dos bens, direitos, obrigações e patrimônio líquido da empresa);

·  Demonstração de Fluxo de Caixa – DFC (memória do que entrou e saiu, em dinheiro, da empresa).

Manoel e Joaquim logo entenderam a necessidade do serviço e ficam animados com a oportunidade de realmente conhecerem a real situação financeira da empresa.

Afinal, apesar de algumas más notícias, agora poderiam recuperar-se e expandir o negócio, que está na família há algumas gerações. Ainda que dominem a sua atividade, é preciso admitir que a presença da contabilidade na sua empresa é insubstituível.

Fale com o seu contador!

Por: Grupo R&NV: Assessoria e Consultoria Contábil